Prefeitura Municipal de Leme do Prado - MG
tamanho do texto
você está em: Home >> Notícias

Festa do Divino se torna Patrimônio Cultural



Leme do Prado - MG - 10-08-2017 - 13:57:24

 

 

A Prefeitura Municipal de Leme do Prado - MG, por meio do Setor Municipal de Patrimônio Cultural, com apoio da empresa Seletiva Assessorias, elaborou e enviou ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG o Dossiê de Registro Imaterial da Festa do Divino Espírito Santo, o qual foi aprovado integralmente, já em primeira análise. 


Sabe-se que o registro é o instrumento legal de reconhecimento e proteção do patrimônio cultural imaterial, e pode ser feito pela administração federal, estadual e municipal. Seu objetivo é preservar e valorizar os bens culturais imateriais, mantendo-os para as gerações futuras. O registro da festa, em nível municipal, foi feito através de processo administrativo seguido de publicação em decreto. Em seguida a Prefeitura Municipal de Leme do Prado, por meio do Setor Municipal de Patrimônio Cultural, concentrou esforços no planejamento e execução da Política Municipal de Patrimônio Cultural, inclusive com a contratação de assessoria técnica especializada na área, medidas essas que possibilitaram a aprovação do referido dossiê. 


Assim sendo, tal trabalho consistiu em um levantamento detalhado, abrangendo, sobretudo, os aspectos histórico-descritivos da celebração em questão, que é um dos principais bens culturais imateriais do município, tendo origem na família do tradicional morador Sr. Geraldo Barroso e "Dona Sazinha", por volta do ano de 1954, quando o atual Município de Leme do Prado ainda se constituía em distrito do município vizinho de Minas Novas. Com a instituição do registro, o bem cultural fica protegido contra eventuais medidas descaracterizadoras, ficando assegurada a sua existência e conhecimento às gerações vindouras.


Ademais, o registro contribui para o implemento da pontuação do município junto ao ICMS Patrimônio Cultural, o que significa melhoria na arrecadação de recursos da referida área para investimento na mesma.

 

 

Adm: 2017 - 2020 - "Para fazer muito mais".

 

Prefeito Reginaldo Ferreira (à direita) recebendo o processo de registro da Festa do Divino.

   Prefeito Reginaldo Ferreira (à direita) recebendo o processo de registro da Festa do Divino.                                  

 

 

 

 

Fale com o Prefeito

Desenvolvido por: